(24) 99258-2998
Fale Conosco!

Quem Somos

Quem somos!  

 

A Pousada Vale dos Barões nasceu do sonho de seu proprietário em resgatar cerca de 300 anos de história, praticamente esquecidos, da cidade de Parahyba do Sul-RJ.  

Para contar um pouco dessa história, o proprietário lançou um livro com 108 páginas que retrata o início da trajetória do município.  Sua história começa em 1681 com a chegada do Bandeirante Garcia Paes Leme, que recebeu da coroa portuguesa a missão de abrir um novo caminho Entre o Rio de Janeiro e Vila Rica (Minas Gerais), caminho este que reduziu a distância de 90 para 30 dias entre os dois pontos. Tropas carregadas de ouro vinham dasMinas Gerais com destino à capital e, por caminhos sinuosos, batalhas épicas entre soldados, contrabandistas, índios e assaltantes organizados ocorriam da forma mais selvagem possível; os combates deixavam centenas de mortos e cargas de ouro muitas das vezes abandonadas pelo percurso.  

Nestes combates o lado ganhador também amargava muitas baixas, o que criava um obstáculo para o transporte das cargas, pois os animais também eram sacrificados durante os intensos combates. Sem animais para o transporte, o lado ganhador da batalha enterrava cargas valiosas de ouro, para que posteriormente viessem buscar, mas, como o percurso eralongo, novos ataques aconteciam no trajeto e muitas dessas cargas sequer foram resgatadas.  E algum lugar por locais que não sabemos onde, quilos e mais quilos de ouro enterrados guardam parte importante de nossa história.  

Em 2012, um grupo de pesquisadores e aventureiros, coordenados pelo proprietário da Pousada vale dos Barões, descobriu em Parahyba do Sul um trecho calçado a mando da coroa portuguesa de 4 km em um local sinuoso e de difícil acesso.  Nas pesquisas feitas no local foram encontrados diversos achados como talheres da época, moedas, porcelanas, dentre outras relíquias, todas encaminhadas ao museu da humanidade; foi deste achado na serra que surgiu a ideia de montar a Pousada.  A visitação ao local pode ser feita, desde que guiada e previamente agendada.  

Além da riquíssima história oriunda do apogeu do ciclo do ouro, a cidade também guarda relíquias da gloriosa época do ciclo do café, conhecido como ouro preto brasileiro.  Reconhecida pela sua importância como elo de ligação entre a capital e as Minas Gerais e por possuir um solo rico para agricultura, iniciou-se na região o plantio do café, rapidamente a plantação se espalhou pelas fazendas e os cafezais fizeram fortuna, criando os Barões do Café.   

Os nobres do império começaram a receber títulos de barões, viscondes, condes, marques e todas as pompas a que tinham direito os detentores de títulos do Império do Brasil.  Senadores do império frequentavam Parahyba do Sul, que se destacava pelo colégio interno de letra e música - propriedade do Barão Von Pfull, originário da Prússia (leste europeu) porém detentor do título de cidadania brasileira pelas mãos de D. Pedro II.  

Theatro Municipal de Parahyba do Sul era destaque na corte e para cá a nobreza vinha a reunir-se para apreciar o som do piano tocado pelas baronesas; tons musicais que eram sucesso naquela época, além de assistirem a riquíssimas peças teatrais. O Fórum deParahyba do Sul, era um dos mais importantes do império e aqui os melhores advogados dopaís tinham por costume distribuir suas ações judiciais. A denominação da cidade "Juiz de Fora" aconteceu pois o juiz que prestava serviços na referida província de Minas Gerais, rumava de Parahyba do Sul, ou seja, de fora.  

Foi durante o ciclo do café que a cidade recebeu as mais importantes obras e construções, como a primeira ponte a cobrar pedágio, aconstrução da ponte férrea, estações ferroviárias, palácios e palacetes e calçamentos das mais importantes ruas, além da primeira estância hidromineral do Estado.  Vale destacar as dezenas de fazendas com suas suntuosas sedes, a primeira delas data de 1703 e encontra-se em perfeito estado após inúmeros restauros.  

Com tanta coisa interessante, ficou difícil para nós deixar de contribuir com esta importante parte da história de nossa cidade, estado e país.  É difícil saber e não compartilhar que em 1711 o ouro Português foi removido do Rio de Janeiro às pressas paraParahyba do Sul, em função da invasão de piratas franceses; ou que Dom Pedro II, que precisava assinar importante decreto,estava de passagem por Parahyba do Sul, mas por estar ausente da sede do governo tinha um impeditivo legal dizendo que só poderia assinar na capital do país, num pensamento rápido, baixou um decreto transformando Parahyba do Sul na Capital do País por 24 horas e desta forma assinou o decreto governamental na sede do governo.  Como deixar de contar esses relatos? 

Foi com essa intenção que montamos a Vale dos Barões. E porque este nome? Porque estamos situados no local onde o império e os barões da cidade construíram uma pedreira que serviu para os mais importantes calçamentos da cidade eonde os Barões presidentes da Câmara (prefeitos), supervisionavam pessoalmente o local.  

Nossa Missão:  Receber nossos visitantes com carinho e afeto, além de contar parte de nossa história, dando a eles um pouco do conhecimento acumulado em nossas pesquisas sobre a cidade.  

Visão:  Dar as futuras gerações e aos nossos conterrâneos o resgate histórico cultural que a cidade precisa, para através do passado, viver o presente, projetando o futuro.  Entendemos que nossos hóspedes podem ajudar a divulgar a importante e rica história de Parahyba.  

Valores: Valorizar cada momento, cada pedacinho da nossa história, fazendo somar com a de nossos antepassados, resgatando o passado e transformando nossos momentos juntos em situações enriquecedoras, cercados de muito afeto e carinho.   Valorizamos a vida, a natureza e tudo aquilo de bom que o ser humano, apesar de suas limitações, é capaz de criar e fazer. 

 

Se você se identifica com o quem somos, com nossa empresa e nosso ideal, venha conhecer nossa cidade, nossa pousada e os lugares encantadores perdidos na história.  

 

 

Denis de Abreu Oliveira 

 

Fale conosco